Como perder sua credibilidade e não ganhar nada com Marketing Multinível

marketing-de-redeRecebo centenas de perguntas de profissionais que atuam com Marketing Multinível de como aumentar sua rede e ter resultados positivos. Escrevi neste artigo o que muita gente não diz e o que vai incomodar um monte de gente, mas é a mais pura verdade. Práticas de MMN que foram criadas para consumidores dos anos 90, sendo usadas como se o consumidor não tivesse mudado. 

Como perder sua credibilidade e não ganhar nada com Marketing Multinível

20regrassucesso300x300O consumidor brasileiro mudou nos últimos vinte e cinco anos, isso é um fato, temos hoje centenas de opções de produtos, temos direitos para os consumidores, temos juizado  especial cível (pequenas causas). Você lembra quando existiam poucas marcas de tudo na prateleira do supermercado? Quando consumidor não só não podia reclamar, como não tinha para quem reclamar? Quando os funcionários eram assediados moralmente e nem sabiam que podia processar? Quem tem mais de quarenta anos sabe como era e os jovens, saibam que existiu em muito maior escala e ainda existe.

Tudo isso fez os consumidores mudarem completamente. Aliado ainda a velocidade e a disponibilidade de informação, nosso consumidor, não cai mais em papo furado e balela. Nosso consumidor quer experimentar antes, vai para redes sociais ver se alguém indica e se há reclamações do produto ou serviço em site. Porém infelizmente ainda tem gente trabalhando o marketing Multinível como era trabalhado nos anos 90, valendo-se de técnicas de vendas e marketing super ultrapassadas como se estivessem usando algo inovador.

O marketing Multinível é poderoso, é considerado por alguns o negócio do século, mas sem sombra de dúvidas devido a essa forma tacanha de vender ilusão – de muitos profissionais de MMN – ele ganhou uma enorme taxa de rejeição.

O MMN tem fama de pirâmide – e tem gente vendendo pirâmide jurando que é MMN – ganhou fama de só ser bom para quem começa e muitas outras famas negativas.

cafe-das-cincosNesse artigo quero mostrar, mesmo sabendo que ganharei inimigos, algumas praticas erradas de trabalhar com MMN e algumas práticas que acredito surtirem efeitos em médio e longo prazo. Porque quer queiram quer não, MMN não deixa ninguém rico em um ano de trabalho, começando pela base.

 

Alguns ficaram ricos em menos de um ano, mas representam uma minoria e iniciaram com grandes investimentos ou vieram oriundos de outra rede, migraram de empresa e ganharam benefícios para entrar em uma nova empresa, além é claro que trouxeram parte de sua equipe para nova empresa (Vai ter uma enxurrada de líder me chamando de mentiroso por falar isso).

 

Não venda seu produto como se estivesse vendendo drogas!

 

Você que atua com marketing Multinível já viu um dialogo assim:

 

Oi Márcio, tudo bem?

– Tudo Ricardo e você?

Estou ótimo. Entrei num negócio promissor e agora vai dar tudo certo.

É mesmo Ricardo qual negócio?

Um negócio com margens maravilhosas que vão me fazer ganhar de 3 a 5 mil reais em pouco tempo.

Sim. Mas em que área é esse negócio?

…….

Esse diálogo estende-se por muito tempo e o vendedor de MMN sempre escondendo o que é o negócio, como se estivesse vendendo drogas ou algo assim. Eu pela experiência sei em 15 segundos quando alguém está querendo me vender algum projeto de MMN porque a abordagem é cansativa, repetida e ineficaz. Esconde o que é o negócio, não tem apelo comercial. Promete rendas absurdas em pouco tempo, matrizes binárias de todos os tipos, com rendimentos que chegam a valores mensais enormes. Quase sempre sendo apresentada como se aquilo fosse fácil e rápido de alcançar. Fazendo parecer que MMN é algo diferente de qualquer outro negócio ou carreira, que trará um milagre do enriquecimento rápido. Ao menos já passamos da época em que era apresentado como trabalho fácil, hoje a maioria já explica que é preciso trabalhar.

 

A abordagem é o ponto principal para ter resultados positivos. Abordar pessoas da forma errada, e sem perfil é prejuízo certo em longo prazo.

 

banner-formulanegocioonline-250-1Elimine este erro de sua abordagem, nada de esconder o que é o negócio por medo de perder o cliente por objeções, você precisa estar preparado para lidar com objeções. Você precisa de pessoas que saibam exatamente o que é o negócio, o que são os produtos ou serviços, quais as vantagens e benefícios existem. Essas pessoas serão de fato clientes importantes. Se você começar, a somente cadastrar pessoas que foram levadas a comprar e não que compraram, você terá sua rede desmoronada em pequeno e médio prazo. É ruim demais cadastrar várias pessoas e vê-las abandonar o negócio uma a uma, pois, tiveram suas expectativas frustradas. O profissional mentiu ou deixo-a acreditar que teria sucesso em pouco tempo e que mudaria a vida dela em seis meses.

Seja verdadeiro. Seja honesto. Encare as objeções e faça com que o cliente queira comprar de você. Queira entrar no negócio.

 Uma boa abordagem deve ser principalmente cordial, honesta, esclarecedora e verdadeira.

 

3 abordagens matadoras

 

# Ombro Amigo

Nós compramos somente de quem confiamos, e o primeiro passo para iniciar um processo de confiança é ser amigo, compramos sempre mais de pessoas intimas.

Quando você faz uma abordagem de forma em que se coloca do lado, dando o ombro amigo, perguntando os problemas delas, ouvindo mais que falando, estando sinceramente interessado em ajudar, isso faz com que aconteça uma conexão emocional entre vocês.

Você quando ouve mais do que fala, deixa a impressão de ser bom de conversa, porque a pessoa consegue falar bastante e tem a sensação que conversou muito contigo. Interessante que você falou pouco, mas ela fica com essa sensação. Busque em sua memória um amigo com quem você adora conversar… Ela não fala menos que você nas conversas?

Agora existe um lado em abordar dessa forma: Não faça isso se você não for do tipo que gosta realmente de ter amigos e se você não quer ser amigo da pessoa. Essa técnica não funciona com mentiras. Porque com mentiras a abordagem parecerá falsa, pois, de fato é.

Nesta abordagem você precisa acompanhar, parecido com namorar, você precisa ligar no dia seguinte e saber como foi, como a pessoa está e se algo que você “deu no ombro amigo” ajudou a pessoa.

 

#2. O mestre

Os vendedores que preferem uma abordagem mais racional, sem esse cunho emocional da técnica anterior, muitas vezes querem ser especialistas em tudo relacionado ao mercado que atuam.

Estes experts (Como por exemplo o meu caso que sou palestrante) em algum determinado assunto, são solucionadores de problemas, conselheiros profissionais, consultores, capazes de responder perguntas e resolver problemas de seus clientes, dentro do assunto que domina.

A abordagem do mestre obriga o profissional estudar continuamente (eu mesmo leio no mínimo 5 livros por mês), estar à par das notícias de seus segmento em todo mundo, estar atento nas inovações de seus concorrentes.

Se você está disposto a investir tempo no estudo de uma área em média 5 anos você será um especialista para muitas pessoas e isso abrirá porta e mais portas. Quando as pessoas te reconhecem como especialista, mesmo que você nunca tenha dito isto, elas começam a te procurar espontaneamente e isso começa a gerar negócios e clientes. Eu por exemplo não lanço um livro impresso desde 2013 e sou cobrado pelos meus leitores (já está pronto na editora para ser lançado em 2017 meu terceiro livro impresso).

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#3. O consultor

Esta forma de abordagem faz misto entre a abordagem do mestre e do ombro amigo. Aqui o vendedor age como um especialista que escolherá as melhores opções para levar o cliente aos melhores resultados.

O consultor conhece de muitas informações, produtos e serviços para oferecer a seus clientes e através de uma pesquisa oferece a solução mais adequada, baseando-se na experiência de outros clientes que atendeu.

Essa abordagem precisa primeiro que o cliente apresente qual sua necessidade, assim o consultor pode verificar o melhor a oferecer.

Como combina duas outras abordagens está pode ter grandes resultados. Importante salientar que está técnica faz o vendedor gastar bastante tempo até o fechamento da venda, mas uma vez fechada costuma manter o cliente por muito, muito tempo.

 

Crie um compromisso, não seja profissional refrigerante.

 

Não seja como um refrigerante quando você tira a tampinha, só pressão e depois, só normalidade. Entenda que uma carreira em MMN não é feita com menos de cinco anos de dedicação.

Entendendo isso, monte um planejamento de quantas horas por dia você vai trabalhar no seu negócio. É melhor cadastrar um cliente que continue no negócio por 10 anos que 30 clientes que abandonem no primeiro mês.

Quando atuei com marketing Multinível a primeira vez eu era um atirador saia atirando para todos os lados, abordava todo mundo, botava anúncios em classificados, na internet. As pessoas começaram a me evitar, pois, eu estava caçando as pessoas e pior sem critério nenhum. Não seja um atirador seja uma “armadilha” que atrai a espécie certa. Atraia aqueles que de fato vão consumir regularmente ou que vão entrar de fato e fazer sua rede prosperar.

É melhor você escrever um artigo sobre como usar um produto que você vende e seus benefícios do que colocar um anuncio frio de vendas. Por exemplo: Se você vende cosmético, pode escrever um artigo “Como suavizar suas rugas em trinta dias”, ensinar como aplicar o produto, mostrar os benefícios, as comprovações científicas, se possível apresentar fotos e aí sim no fim do artigo, você coloca: Quer saber mais? Fale comigo.

Você atrairá de fato um consumidor interessado no produto.

Meu anuncio que mais vendeu e-books até hoje, não anunciava o e-book em momento algum, tinha três linhas. Assim:

Refletir 15 minutos sobre o seu trabalho melhora o seu desempenho profissional, diz o estudo de Harvard Business. Fonte: Harvard Business

Você ainda acredita que não existem métodos para ter sucesso na carreira?

www.ricardoverissimo.com.br/chefe-zero-bonus

Veja outro exemplo:

Saudades do ver seu cabelo cheio de brilho e fazendo inveja nas amigas?

Leia como hidratar seu cabelo e ter de volta aquele brilho de dar inveja

www.seusite.com.br/como-hidratar

No artigo você ensina a usar o produto de cabelo de sua empresa, mostrando todos os detalhes e vantagens, sempre cumprindo o objetivo de levar a pessoa a ter um cabelo de fazer inveja. No final você coloca seu contato ou link de venda do produto.

 

Como fazer isso? Buscando as pessoas interessadas de fato no que você vende. Criando relacionamentos duradouros, oferecendo soluções e depois vendendo. Se você conseguir manter um relacionamento próximo, encaixando a demonstração de seu produto, falando dos resultados de estar envolvido no MMN sem cair na tentação de vender. Vai chegar um momento em que a pessoa vai pensar: Nossa que negócio é esse? Porque ela nunca tentou me vender? Gerará curiosidade e de fato demonstrará que você não está desesperado por vender.

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Apresente o plano para pelo menos uma pessoa por dia.

 

Eu nunca vendo no primeiro contato com uma pessoa, nunca mesmo, geralmente faço isso no terceiro contato. Digamos que você conheceu alguém num evento e no outro dia você já chega vendendo algo. Acho chato.

No primeiro contato com essa pessoa fale assuntos sobre o evento, se possível marque um café. No café fale de negócios (sem cair na tentação de vender seu negócio mesmo que indiretamente), se a pessoa perguntar o que você faz fale primeiro de sua profissão sem citar seu negócio de marketing Multinível, fale de outro negócio ou diga que é vendedor ou representante de um produto de beleza, por exemplo.

No segundo encontro você pode oferecer uma amostra grátis do produto ou um artigo sobre os benefícios de um produto, como por exemplo: Os benefícios de parar de fumar com uso de xxxxx.

No terceiro encontro se você for bom de relacionamento, vocês já estão mais íntimos, a resistência inicial foi quebrada e aí sim você vai apresentar sua APN.

Se você mantiver um contato por dia, em dez dias você terá chegado à parte 3 com 10 contatos, se você conseguir converter 20% que é uma margem excelente, você terá duas pessoas na sua rede altamente interessadas em continuar nele.

 

Deixe que as pessoas saibam que você está nesse negócio, de preferência por outras pessoas.

 

Você já deve ter visto como o líder mais famoso de sua empresa vende sem fazer esforço, além de que ele deve ter ao menos cinco anos de experiência em MMN, as pessoas ouvem falar dele por outras pessoas. Isso aumenta a credibilidade, pois, não é ele que está falando que o negócio é bom e que ele tem resultados, são outras pessoas falando que ele tem resultados excelentes.

Então seja a cara da vitória com seu negócio. Não fique desesperado implorando para comprarem de você, mostre que você tem um belo negócio e que as pessoas é deveriam querer entrar e ter o mesmo sucesso que você.

Comente, novamente sem vender, com seus amigos como você está tendo resultados positivos com o MMN, as pessoas irão contar para outras pessoas, que provavelmente te procurarão.

Eu sempre digo que quando o assunto é sucesso, muitas vezes não importa o que você é e sim o que você parece ser. Tenha postura de vitorioso. Nunca faça a linha do coitadinho, do tipo “compra pra me ajudar”.

 

Não seja chato e impaciente

 

Não fique em cima da pessoa para quem você ofereceu o tempo todo. Deixe a pessoa pensar por um tempo. Não adianta ficar apertando a pessoa, se você realmente deixou a pessoa interessada e se ela viu benefícios ela vai te responder. Minha sugestão é fazer no máximo um contato por dia após fechar sua APN (Apresentação de Negócios).

 

Nunca reverta uma objeção culpando a pessoa ou criando sentimentos de pânico. Prefira levar ela ao pote de ouro e não ao lamaçal. Já vi gente tratando objeções sobre de falta de dinheiro assim:

 

“E se você quebrasse seu dente da frente hoje? Você ficaria sem dente ou iria arrumar o dinheiro?”

 

Isso é uma abordagem fraca. Seria melhor antes você dizer:

 

“Quando comecei também não tinha o dinheiro, eu vivia apertado, mas peguei emprestado, entrei no negócio e hoje após um ano eu tenho uma excelente renda. Você quer ter mais liberdade financeira, dedicando duas horas por dia a esse negócio, durante um ano?”

 

Motive sua rede todo mês

 

Quer se queimar em pouco tempo? Coloque pessoas em sua rede e abandone-as a própria sorte. Uma notícia negativa corre o mundo sem segundos, uma notícia negativa atinge 20 mais pessoas que uma positiva. Faça uma coisa errada e sua reputação de anos desaparece em dias.

Você deve ter compromisso em ajudar as pessoas de sua rede até que elas tenham sucesso ou senão tiveram pelo menos saibam que você fez de tudo para ajudá-la.

Se sua equipe tem sucesso, elas ficaram gratas, citarão seu nome, você cresce mais ainda. Lembra quando falei de seu upline de maior sucesso? Ele fez sucesso porque tem uma equipe de sucesso, simples assim. Você pode botar um anuncio na televisão e cadastrar 10 pessoas e ficar sem ninguém em seis meses. E pode cadastrar uma pessoa por mês e em seis meses ter uma rede enorme, porque tem uma rede produtiva.

 

20-regras-de-sucesso-ebook-bonus-jpgSiga o rabo do cometa

 

Nada como modelar para ter resultado. Pegue o líder intermediário, ou seja, aquele que tem sucesso concreto e consistente e veja como ele trabalha. Copie o modelo dele de abordar. Prefira profissionais com mais de um ano e rede com rendimentos constantes. Os que agem com honestidade. Sabemos que existem os mentirosos, desonestos e cheios de “jeitinho”, “molinho” e “facinho”. Sempre que ouvir as palavras “molinho”, “facinho” e “jeitinho”. Tenha certeza que existe algo ilegal ou imoral envolvido. Não perca sua imagem positiva, pois, essa nenhum dinheiro do mundo compra de volta.

Cole no rabo do cometa, pois, ele sobe e você ocupa a atmosfera que era dele antes.

 

Escute 80% do tempo, fale 20% do tempo

 

Quer perder uma venda, fale demais e ouça de menos. 20% das ações são responsáveis por 80% dos resultados, já diz a Lei de Pareto. Em vendas isso também é real e em comunicação mais ainda. Tenha em mente que só conhece seu cliente quem ouve, só entende as emoções do cliente que apura os sentidos para as emoções. Saiba as emoções que dirigem as ações de seu cliente, ataque nela e terás a venda fechada.

Que emoções te impulsionam? Dar uma educação melhor para seus filhos é para você um indício de sucesso e sucesso é a emoção (sentimento, prazer) que você busca? Então se eu fizer qualquer menção que te mostre que você terá como dar a educação para seus filhos. Bingo! Eu ganho sua atenção.

Vender é entregar aquilo que realiza os sentimentos. Quem compra um Rolex não quer um relógio, quer o sentimento de pertencer a uma classe poderosa economicamente. Se ele quisesse só um relógio compraria outra marca mais barata.

 

Construa uma lista e construa sua reputação

 

Crie sua lista de pessoas interessadas na solução que você oferece e não no produto que você vende. Amanhã se você mudar de produto você leva sua lista. Como assim Ricardo? Se você vende soluções para limpeza doméstica e amanhã você muda de empresa, você continua com seu cliente. Para isso você tem que se tornar uma referência quando o assunto é limpeza doméstica. Crie uma lista de pessoas interessadas em técnicas e meios de melhorar as tarefas de limpeza doméstica. Seu produto será um meio para um fim.

Com isso você cria uma reputação de ser uma pessoa que ensina a limpar. Se um dia você mudar de produto, muda o meio, mas fim continuará o mesmo. Limpar.

 

Nunca fale mal da concorrência

 

“Quando José fala de João, eu sei mais de João que de José”, se você fala mal do concorrente tá demostrando sua incompetência em mostrar que seu produto é melhor. Se você fala mal do outro, quem garante que não vai falar mal de mim no futuro.

Se seu produto é bom, mostre os pontos fortes do mesmo. Se a pessoa apresentar uma comparação com outro concorrente, mostre os benefícios do seu produto, sem denegrir o produto ou empresa alheia.

 

Não venda sempre

 

Se você perceber que a pessoa não tem perfil ou que seu produto não atenderá as necessidades e os anseios do cliente, seja honesto com ele e diga que ele não será beneficiado com seu produto. É melhor ganhar uma pessoa que dirá bem de você, pois, foi honesto e amigo com ela. É melhor que ela fale bem de você para dois amigos do que ela falar mal para vários.

 

Estude desenvolvimento pessoal

 

Quando você se torna uma pessoa melhor, seu negócio se torna melhor. Simples assim.

 

Espero que tenha gostado. Críticas, sugestões, reclamações e indicações são sempre bem vindas.

Ah! Compartilhe. Ajude outras pessoas que vocês acreditam que irão se beneficiar com este artigo. Obrigado!

Grande abraço e até o próximo artigo.cadstre-sejpg

Ricardo Veríssimo

Palestrante e Escritor

www.ricardoverissimo.com.br

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