Inteligência competitiva em pequenos negócios

A Inteligência Competitiva é uma atividade legal, ética, com o objetivo de coletar e ‘tratar’ informações disponibilizadas pelos concorrentes, e gerar valor a fim de manter a competitividade das empresas.

Muitos podem pensar “Isso é coisa para pequenos negócios?”, “Não tenho como pagar alguém para cuidar disso!” Mas é possível incluir técnicas da Inteligência Competitiva no dia a dia de um pequeno negócio, sem gerar custos grandiosos.

Para isso, o empreendedor deve:

– Estudar as informações pesquisadas e decidir como agir, para se manter atrativo a seus clientes. Será preciso entender as entrelinhas das informações disponibilizadas pela concorrência.

Essas informações podem ser coletadas:
* no site da empresa
* em redes sociais
* publicações em jornais, revistas
* feiras e eventos

– Visão de futuro. Outra característica que todo Empreendedor deve ter.

Ela vai auxiliar:
* na identificação das tendências do mercado
* na identificação da concorrência
* em prol da manutenção da competitividade do seu negócio

Muitas dessas informações são obtidas pela internet, observação ‘in loco’, e até mesmo, através da informação ‘boca a boca’. E isso não é custo.

Mais do que dinheiro, é necessário perspicácia e lógica. Então, mãos à obra!

Por Daniela Rodrigues em Diariodepernambuco.com.br