Ser empreendedor digital

Ser empreendedor DigitalEmpreendedor digital.

Qual o perfil do empreendedor digital brasileiro? Será que é preciso trabalhar 100% do tempo no negócio? Como são estes empreendedores?

Você pensa em ter um empreendimento digital e acredita que é preciso ter formação específica na área? Acha que empreendimento digital é para gente jovem acabado de sair da adolescência? Não é bem por aí não. O perfil do empreendedor digital brasileiro para nossa surpresa é um pouco diferente disso.

Para chegar a estas respostas fui buscar duas pesquisas feitas pelas revistas PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios e PME Exame. Juntei as informações mais relevantes da revista para dar um perfil e algumas dicas baseadas nas pesquisas.

 

Vamos então responder as perguntas principais:

 

  • É preciso ser novo em idade para ter um empreendimento digitais?

 

Não! Somente 15% dos empreendedores digitais tem até 24 anos de idade. Os empreendedores digitais são compostos 67% de pessoas entre 25 e 40 anos de idade e 17% possuem idades entre 41 e 60 anos.

 

  • Precisa ter especialização acadêmica em tecnologias digitais?

 

Não. A grande imensa maioria não tem formação específica na área digital. O mercado de empreendedores digitais é composto de: 18% de pessoas com ensino médio; 40% curso superior e 31% somente tem MBA em áreas diversas.

 

  • É preciso ser rico para empreender na área digital?

 

Não. Somente 28% de empreendedores digitais pertence a classe econômica A, 51% pertence a classe econômica B e 21% Classe C e D

 

Alguns dados específicos bem interessantes que podem ser oportunidades de mercado para quem deseja empreender no mercado digital:

 

  • 83% dos empreendedores digitais são homens

 

Existe um espaço enorme para mulheres empreenderem neste mercado. Existem milhares de negócios digitais feitos para mulheres por homens. Já pensou se fosse feito para mulheres por mulheres? Ninguém pode oferecer mais corretamente o que uma mulher deseja que outra mulher.

 

  • Somente 9% dos negócios digitais são do Norte/ Nordeste do Brasil.

 

Temos então um potencial enorme de negócios digitais que podem ser feitos para este público e por este público. Eu que hoje moro no Maranhão sei que não tem como uma pessoa que cresceu no Sul ou Sudeste do Brasil, conhecer o perfil do público do norte e nordeste, sem viver por aqui um tempo. A cultura, a forma de pensar, fazer negócios, tem sim suas particularidades por aqui, que só quem está aqui consegue entender perfeitamente. Então se você pensar em empreender no mercado digital e está no norte e nordeste, minha dica é. Faça agora!

 

  • O tempo de preparação para lançamento digital é em média de 6 meses, conforme a pesquisa.

 

Aqui tiramos dois ensinamentos, sendo o primeiro que é preciso planejar e segundo que os negócios digitais têm tempo de planejamento até o start inicial menor que uma empresa convencional. Então planeje com calma e lance seu empreendimento.

 

  • 60% dos negócios digitais são empresas formalizadas, ou seja, com CNPJ e alvará.

 

Muitos negócios digitais começam na informalidade e acabam virando uma empresa no futuro. Então se você não tem recursos para legalizar uma empresa neste momento, pense se você não pode iniciar seu negócio informalmente até ter recursos para tais formalidades.

 

  • 43% somente dos empreendedores digitais estão dedicando 100% do seu tempo no negócio, os outros 67% possuem outras ocupações.

 

Muitos reclamam que não possuem tempo para ter um empreendimento digital. É possível manter um negócio digital em seu tempo livre, claro que você vai trabalhar mais, mas é possível. Eu mesmo toco alguns negócios através do mercado digital, tais como venda de livros e direção de blogs. Todos esses negócios geram lucro. Tudo feito em minhas horas vagas. Por exemplo: Este artigo irá para o site e milhares de pessoas terão acesso a ele e algumas dessas pessoas comprarão itens em meu site (livros, dvd e ou palestras).

 

  • 72% dos empreendedores digitais possuem um mentor

 

Ter um mentor é importantíssimo e não me surpreende que 72% dos entrevistados na pesquisa possuam um mentor. O que é um mentor? Mentor é alguém com experiência como empresário e que oferece suas dicas e conselhos sobre o negócio. Todas as grandes empresas possuem conselho consultivo, composto por pessoas que não fazem parte da gestão direta do negócio, ou seja, não trabalham no dia a dia do negócio. Isso faz com tenham um conselho mais imparcial.  Um mentor pode ser remunerado ou não depende de negociação entre as partes. Eu mesmo já tive um serviço de mentoria para profissionais para execução de seus projetos de empreendedorismo e em breve pretendo montar um grupo no WhatsApp para mentorar pessoas que estejam empreendendo ou iniciando empreendimento, onde darei conselhos aos empreendedores. Este serviço será pago e para um grupo pequeno de pessoas, caso tenha interesse em ser avisado quando a turma iniciar me mande um email Ricardo@ricardoverissimo.com.br

Espero que a pesquisa e as dicas tenham sido de grande valia para você.  Criticas e sugestões são sempre bem vindas.

Grande abraço e suce$$o.

Ricardo Veríssimo

www.ricardoverissimo.com.br

4 Replies to “Ser empreendedor digital”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *