Tendências de pequenos negócios que irão bombar em 2018

Tenho viajado bastante, conhecendo vários cantos do Brasil de norte a sul. E acompanhando as tendências de negócios que foram moda e já não lotam mais as avenidas, tais como yorgurt frozen, paletas mexicanas, food-trucks em algumas cidades já caíram pela metade e outros negócios que já não são mais tanta novidade. Porém também tenho visto negócios que se consolidaram e estão crescendo devido ao aumento da demanda. Desses que vamos falar neste artigo.

O mundo passa por duas rápidas mudanças, a primeira é quanto ao aumento da expectativa de vida, estamos vivendo mais e isso está aumentando o número de idosos e a segunda é que o mundo está caminhando para ser totalmente digital. Estima-se que em 2025 estaremos 100% digitais, ou seja, todas as pessoas terão acesso a internet. Negócios impensáveis de serem 100% digitais até uma década atrás já são realidade, como os bancos digitais por exemplo. Todas essas rápidas mudanças criarão oportunidades em 2018 no mundo dos pequenos negócios. Citarei 7 pequenos negócios que são uma grande oportunidade para pequenos empreendedores em 2018.

 

  • Cuidados e recreação para idosos – Nosso país está envelhecendo, não temos estrutura pública de qualidade para receber nossos familiares que já não conseguem cuidar deles sozinhos e que precisam de atenção especial. Aumenta o número e quem já precisou deste tipo de serviço sabe que no Brasil existem ainda poucas empresas de cuidados e recreação assistida para idosos. São poucas as opções de casas e ou profissionais especializados nessa á As poucas opções são caras e pouquíssimas unem recreação aos seus serviços. Temos oportunidades para profissionais que atendam home-office, como também casas que recebam idosos em tempo parcial ou integral.

 

  • Co-working Espaços compartilhados de trabalho para pequenos empreendedores e profissionais liberais também são outra oportunidade de mercado que continuará O Brasil passou pela maior crise de sua história e os empresários entenderam que reduzir estrutura é uma realidade mundial. As empresas não voltarão mais atrás neste quesito, ou seja, redução de estrutura, trabalho home-office e melhor aproveitamento de espaço são uma realidade que veio para ficar por muito tempo. Empresas que ofereçam não só serviços compartilhados, mas também locação compartilhada (algo que ainda não vi no Brasil) que é a possibilidade de três ou quatro empresas alugarem o mesmo imóvel, encontrarão espaço no mercado.

 

  • Recreação infantil Com aumento da violência nas ruas, as crianças estão ficando cada vez mais presas dentro de casa nas grandes metró Nem mesmo as pracinhas têm sido seguras. Os condomínios fechados ainda conseguem alguma opção de laser, porém falta acompanhamento adequado enquanto as crianças estão em casa e os pais trabalhando. Profissionais liberais e casas que recebam crianças para atividades lúdicas que reforcem a interação com outras crianças, tirando-os um pouco das telas digitais de tablets ou dos games digitais terão facilidade de achar clientela.

 

  • Backup e segurança pessoal de dados Ter um celular roubado nem é tanta dor de cabeça, mas perder todos os dados pessoais, não saber como impedir o acesso indevido as mídias sociais pelos ladrões e como impedir que ele fale pelo WhatsApp com seus contatos são sim um enorme dor de cabeç Muitas vezes nem sabemos por onde começar. Além de seguros par aparelhos celulares, também existe grande demanda por serviços de backup e assessoria de recuperação e proteção de dados e acessos em caso de roubo.

 

  • Agencias de marketing digital Essa é uma onda que tomou conta do brasil nos últimos dois anos, porém muitos morrem pelo caminho por não estarem de fato preparado para prestar serviços de excelê Ainda existe uma demanda enorme por empresas que ofereçam resultados satisfatórios quando o assunto é marketing digital. Sim, existem muitas, porém poucas com oferta real de valor para o cliente. Sendo assim empresas de marketing digital ainda são um mercado em franco crescimento, enquanto serviço personalizado e não enquanto software automatizando para aumentar seguidores ou fazer funil automatizado de vendas por e-mail. Isso tem muitos já e muitos excelentes. O foco são empresas para trabalhar personalizadamente cada cliente, semelhante a uma assessoria ativa de imprensa, porém com foco na presença digital.
  • Arquitetura e construção Nos últimos dez anos tivemos um boom imobiliário, porém tivemos uma crise da qual começamos a sair este ano. Isso fez com que milhares de imóveis comprados na planta e financiado em 10 a 20 anos, sejam quitados nos próximos anos, além disso muitos que mudaram para seus apartamentos financiados, devido a crise não tiveram como decorar e realizar mudança como desejavam. Com reaquecimento do mercado econômico, nos próximos anos, as pessoas começaram a decorar seus imóveis e a reformar para deixá-los como sonharam. Aumentando a assim a demanda por pedreiros, arquitetos, decoradores, eletricistas, bombeiros hidráulicos e etc.

 

  • Restaurante caseiros – Garagens, quintais ou até mesmo levar o restaurante a sua casa é uma tendência que veio para ficar. Aquele espaço simples, aconchegante, para poucas pessoas, com decoração e atendimento diferenciado, parecendo o almoço de família, porém sem aquela sua tia chata e sem ter que lavar pratos e arrumar a bagunça, é o que muitas famílias estão oferecendo, abrindo suas casas, quintais e garagens, aos fins de semana e ganhando uma grana extra. Elas oferecem uma comida caseira de qualidade em um ambiente agradável e diferenciado. Essa moda já pegou em várias cidades do Brasil e tende a permanecer em crescimento neste ano.

Ah. E se você vende softwares e equipamentos que atendam a gestão e segurança destes negócios citados, fique atentos eles estão super carentes de gestão, monitoramento e segurança.

Espero que você tenha gostado, mande dúvidas e sugestões será um enorme prazer responde-los.

Grande abraço e até o próximo artigo.

Ricardo Veríssimo

Palestrante e Escritor

www.ricardoverissimo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *